A Raízen lançou um serviço de carregamento elétrico por assinatura específico para o público de frotas, o charging as a service, que terá comercialização nacional. A solução oferece carregadores rápidos homologados DC 30 kW, com potência para abastecer carros, vans e caminhões utilitários leves entre uma e duas horas, dependendo do tamanho da bateria do veículo.
De acordo com a companhia, o modelo é ideal para concessionárias e frotistas que têm muitos veículos e precisam de velocidade no carregamento. Além de ser um equipamento mais econômico e de fácil instalação, a assinatura permite o pagamento por período, dispensando a necessidade de grandes investimentos de imediato.
“O charging as a service vai trazer mais simplicidade e eficiência para os gestores de frota, além de ajudar na capilaridade e expansão da infraestrutura de recarga elétrica no Brasil e no desenvolvimento da eletromobilidade. É a solução ideal para pequenos e médios empresários, já que não exige investimento na compra de equipamentos ou despesas com manutenção,” disse o VP de energia e renováveis da Raízen, Frederico Saliba.
Além disso, a solução também inclui uma plataforma digital de gestão e inteligência energética, que informa quanto de energia foi consumida durante as recargas e a Raízen ficará responsável por realizar manutenções preventivas para garantir a operacionalidade do equipamento, que vem de fabricantes que têm nível de excelência global. Para as empresas aderirem ao serviço é preciso estarem conectadas a unidades de baixa tensão em um sistema trifásico.
“Além dos carregadores, a Raízen oferece um serviço completo, desde a instalação ao fornecimento de energia limpa para o empreendimento, reforçando nossa posição como uma empresa one-stop-shop em soluções renováveis completas e integradas”, ressalta Saliba.
Já para os clientes do serviço de carregamento por assinatura, a companhia também oferece apoio em todo o processo de transição energética com uma solução integrada e completa, que pode englobar energia renovável produzida pela Raízen por meio de geração distribuída e migração para o mercado livre de energia, além da emissão de certificados I-RECs, sistema global de rastreamento de atributos de energia renovável que comprovam que a energia consumida no empreendimento é 100% limpa e sustentável.